Como Fazemos

A Places for Us revela e fortalece identidades, engaja pessoas, qualifica e alavanca os lugares

Beta Places

Beta places é a ferramenta da PLACES FOR US de construção de marcas-lugar.

Nela os moradores são os protagonistas e contribuem para a melhoria contínua dos espaços públicos/comuns, fortalecendo a identidade e o senso de lugar, com capacidade de polarização da região e de regiões vizinhas em torno da nova marca.

Porque:

Porque é preciso pensar os lugares de forma dinâmica e na escala das pessoas.

Muitas vezes o place branding começa em uma escala micro, uma pequena âncora de identidade que reforça uma vocação.

Esses “micro-lugares” são os BETA PLACES. Uma marca-lugar é formada por diversos e distintos BETA PLACES.

Como:

Através da compreensão do mosaico de subculturas e das identidades presentes no universo de cada marca-lugar.

Isso só é possível com o engajamento popular e uma metodologia de pesquisa colaborativa e ativa.

Participação popular

Uma marca forte nasce do envolvimento das diferentes esferas no processo de construção de uma marca-lugar.

Assim como todas as marcas, uma marca-lugar também é construída de dentro pra fora.
Quanto maior for a participação dos moradores e demais stakeholders, maiores as chances de sucesso.

O processo colaborativo também é capaz de criar um vínculo forte, aumentando o senso de pertencimento em relação a comunidade e em relação aos lugares.

Como:

Através de dinâmicas de grupo e workshops, onde os participantes terão a certeza que não se trata de um evento “pro-forma” e sim da construção colaborativa de um lugar melhor.

Construção da marca-lugar

Na PLACES FOR US trabalhamos não só o conceito do lugar mas também com a tradução desse conceito no tecido urbano, criando lugares qualificados e alinhados com o conceito central, reforçando o senso de pertencimento e as características de diferenciação.

Porque:

Para criar uma experiência única, um conceito percebido e compreendido ao percorrer o lugar.

Como:

Através do alinhamento das intervenções no tecido urbano com a ideia central, construída colaborativamente.

Identity Placemaking

O Identity Placemaking é um conceito desenvolvido pela PLACES FOR US como uma ferramenta de tradução das ideias do Place branding no tecido urbano.

O Identity Placemaking orienta a “construção” de lugares alinhados com a ideia central da cidade e reforça o senso de pertencimento e as características de diferenciação.

A matriz PLUS é a forma como abordamos o Identity Placemaking, atuando como uma espécie de bússula na construção de marcas lugar.

Positioning (Posicionamento):

Essa é a parte da pesquisa, a busca pela singularidade do lugar.

Life (Vida):

O trabalho de mapeamento e compreensão das identidades culturais, do mosaico que da vida ao lugar.

Union (União):

Parte da abordagem que envolve o engajamento, ferramenta essencial no processo “bottom-up” de construção de marcas-lugar.

Strategy (Estratégia):

O planejamento para se alcançar os resultados esperados. Aqui estão presentes as diretrizes de planejamento urbano, de marca, comunicação, placemaking e engajamento.