ADVOCACY
ALFENAS

+ diagnóstico para uma nova visão de cidade, que promova a convivência por meio de espaços públicos qualificados.

Espaço público
qualiFIcado para
promover a
convivência

A cidade da região do sul de Minas Gerais fica a 246 km de São Paulo, considerada um núcleo urbano de bastante importância na região sul-mineira pela sua localização privilegiada, banhada pelo lago de Furnas, revelando o grande potencial turístico.Outra característica importante da cidade é a população flutuante. A cidade recebe anualmente um grande número de estudantes, Alfenas é considerada um dos mais importantes pólos estudantis da microrregião.

Problema

Existem duas cidades em uma mesma cidade. A cidade do Alfenense e a cidade dos turistas de 4 anos (estudantes). A população flutuante exerce total influência sobre as transformações que vem ocorrendo na cidade tornando seletivos os usos e a acessibilidade. Esses fatores determinam a ocupação nas diferentes zonas: centro, periferia, verticalização de condomínios fechados, especulação imobiliária. Caracterizando assim a segregação socioespacial da população mais carente.

Diagnóstico

A segregação socioespacial refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades. A população mais pobre tende a residir em áreas mais afastadas e menos acessíveis aos grandes centros econômicos. Esses espaços segregados, além do mais, costumam apresentar uma baixa disponibilidade de infraestruturas, como pavimentação, saneamento básico, espaços de lazer, entre outros. Na cidade de Alfenas esse fenômeno é intenso devido principalmente, pela presença da população flutuante composta basicamente por estudantes do ensino superior. Isso acarreta um outro problema adjacente a violência na periferia, 56% dos moradores de Alfenas têm como principal preocupação a violência. Ironicamente a cidade conhecida como polo estudantil da microrregião é também a cidade que registra uma grande evasão escolar a partir do ensino médio, ou seja os jovens não completam o ensino médio e não ingressam na faculdade por falta de acesso.

Solução

O diagnóstico desenvolvido pela Places for Us mostrou que os problemas da cidade de Alfenas podem ser amenizados com uma nova visão de cidade. Uma cidade que conecta moradores e estudantes de fora através da qualificação dos espaços públicos. O simples incentivo as atividades cotidianas, aliados a um espaço público qualificado, é um poderoso elemento de fortalecimento da convivência, que por sua vez, se tornará mais presente no dia-a-dia dos seus moradores. Promovendo o acesso e gerando a segurança. Os pilares a serem trabalhados na cidade são: saúde, segurança, turismo e a convivência entre moradores e estudantes.

Saúde

Em uma cidade onde os índices de alcoolismo e sedentarismo são elevados é preciso promover o discurso do “wellness” e trabalhar a saúde preventiva, o melhor caminho para tratar a causa e não apenas os sintomas, além de construir uma cidade mais saudável para todos. Prover condições estruturais que favoreçam a criação de novos hábitos. Ampliar a relação sinérgica de cada indivíduo consigo mesmo, com os outros de seu contexto e com o poder público, num movimento que garanta a promoção da saúde como direito de cidadania.

Assim, promover saúde implica em firmar pactos sociais e criar estratégias de promoção da cidadania; superar práticas pontuais e fragmentadas; implementar ações intersetoriais; desenvolver a co-responsabilização entre governo e comunidades, garantindo a sustentabilidade política, a efetividade e a resolutividade das propostas de desenvolvimento local.

Algumas das ações sugeridas foram: Priorizar pedestres e ciclistas Ruas bem planejadas e um plano de mobilidade correto, com equipamentos, ruas e calçadas bem projetados permitirão a coexistência dos diversos meios em um ambiente mais saudável e harmônico. Criar rede com eixos de pedestres Invertendo a prioridade e pensando nas pessoas primeiro, pode ser com uma rede integrada de calçadões para pedestres, ou vias peatonais. Isso contribui significativamente para a qualidade de vida dos habitantes, possibilitando o deslocamento a pé pelos bairros. Ciclovias ligando os bairros ao centro da cidade Tipo de mobilidade que também contribui para a qualidade de vida e vem se mostrando uma alternativa real de deslocamento mesmo nas grandes cidades. Atividades Tão importante quanto incentivar uma mobilidade centrada nos pedestres e ciclistas, é necessário promover atividades físicas, culturais e de lazer no espaço público.

Segurança

A criminalidade juvenil é marcante e grave na cidade, e a segregação socioespacial é uma das suas principais causas. Não são as câmeras de segurança e guaritas que deixam as ruas mais seguras, crimes ocorrem em determinadas áreas devido às oportunidades de localização oferecidas pelo ambiente físico, espaços públicos que não sejam convidativos para as pessoas ocuparem. Quando as pessoas ocupam os espaços públicos, diminui-se a percepção do medo e, além de promover a convivência e aumentar o senso de pertencimento.

Algumas das ações sugeridas foram: Em quarteirões, praças e parques Iluminação, sinalização, campos visuais para ver e ser visto, mobiliário urbano, percurso para pedestres. Comunidades de aprendizado Projetos educativos que extrapolam os limites da escola, envolvendo toda a comunidade. Atividades culturais para além das áreas centrais Incentivar os artistas locais e fomentar as festas populares, não apenas no centro da cidade mas também nas áreas periféricas. Esporte e lazer perto de casa Praças e lugares qualificados de acordo com a identidade cultural do local, como por exemplo: pista de skate, pipódromo, quadras de esportes Fomentar o empreendedorismo local Promover atividades e qualificar lugares traz as pessoas para o espaço público, gerando novas demandas

Turismo

Alfenas é a porta de entrada para o ‘mar doce’ de Minas Gerais, e tem potencial para ser mais do que isso, pode ser a promotora e incubadora da identidade cultural de todo o sul de Minas. Uma cidade que fomenta o turismo sustentável e estimula o desenvolvimento da atividade em consonância com a sociedade local envolvida. Uma cidade que tem história para contar. Belezas naturais, lazer e qualidade de vida para oferecer.

Algumas das ações sugeridas foram: Resgate da identidade cultural Com o desenvolvimento de circuitos turísticos e ações que valorizem a autenticidade dos alfenenses e o potencial cultural local e regional. Espaço público qualificado Transformar a beira do Lago de Furnas em um espaço democrático e privilegiado de lazer – lugar de nadar, namorar, fazer piqueniques, pescar, brincar carnaval e passear.

Moradores e estudantes

Os estudantes provenientes de outras cidades que moram durante 4 anos em Alfenas querem uma cidade para curtir, os moradores querem uma cidade tranquila e, sentem que estão perdendo sua identidade cultural por causa da população flutuante. É preciso alinhar essas expectativas.

Algumas das ações sugeridas foram: Cultura, a cola entre os dois mundos É preciso resgatar, valorizar, incentivar e capitalizar a identidade cultural da cidade de Alfenas. As festas populares como Congadas e festa de Santos Reis, a gastronomia típica mineira, o artesanato, a cultura caipira. Novos consumidores, novos empreendedores Os estudantes movimentam grande parte da economia local representando assim, algo positivo para a maioria dos moradores por utilizar os serviços e, sobretudo o comércio auxiliando no desenvolvimento da cidade. É preciso aproveitar esse movimento e oferecer uma infraestrutura que valorize a identidade cultural da cidade e seduza o jovem consumidor. Troca de culturas O resgate da identidade cultural de Alfenas é também um resgate do sentimento de orgulho e senso de pertencimento dos seus moradores.