REVIVA
CAMPOS
ELÍSEOS

Engajamento comunitário e placemaking com a comunidade de Campos Elíseios, em São Paulo, junto a Associação Campos Elíseos +Gentil.

Projeto Reviva Campos Elíseos surgiu do engajamento de moradores e comerciantes do bairro, estigmatizado pela violência, com o objetivo de transformar o bairro num lugar melhor para se viver, trabalhar, conviver e ser feliz.

Problema

Resgatar o senso de pertencimento dos moradores de Campos Elíseos, bairro que fica na região central de São Paulo e durante muitos anos sofre com o estigma da violência, por ser abrigo de uma grande parte de dependentes químicos e moradores de rua. A presença dessa população, da ausência de políticas públicas e ações que chegassem a soluções inteligentes para solucionar o problema, fez com que o bairro ganhasse um sobrenome que virou um rótulo para a região. A “Cracolândia”, não era só um endereço no mapa de São Paulo que substituiu o histórico Campos Elíseos, era a “terra do crack” lugar onde moradores antigos e novos têm que conviver diariamente com os invisíveis urbanos.

Diagnóstico

Para resgatar o senso de pertencimento dos moradores do bairro era preciso entender como eles se sentiam em relação ao lugar que habitavam. Nesse diagnóstico pudemos perceber que o bairro estava completamente dividido entre: Nós e Eles. De um lado estavam os Higienistas, que queriam a todo custo eliminar os invisíveis urbanos que tiraram o sossego do bairro que chegou a abrigar a sede da prefeitura de São Paulo. De outro, os Conciliadores, moradores cientes da realidade nova que o bairro apresenta, em busca de alternativas para melhorar a qualidade de vida e a convivência no bairro.

O Projeto

Reaprender a sonhar Era preciso fazer com que os dois lados do bairro se unissem em torno de uma ideia em comum para resgatar o orgulho e senso de pertencimento. Antes de tudo era preciso mostrar que era possível sonhar juntos. Foram diversos workshops, palestras, encontros reuniões para conseguirmos unir pensamentos que se transformaram em ideias possíveis de se realizar no bairro com a mobilização de todos

Ideias que venceram diferenças Por onde começar? Essa era a grande perguntas que estava na cabeça de todos. Fizemos um grande mapeamento afetivo do bairro, por quais as ruas e alamedas de Campos Elíseos poderíamos iniciar essa transformação? Abrimos uma grande enquete para votação na internet e também mapeamos os pontos de influência do bairro (comércios) para abrigar cartazes para a votação física.

Por mais de 600 votos a Al. Barão de Limeira foi eleita a primeira Rua a ser transformada pelo projeto com a construção de um parklet batizado de Aconchego da Barão, um espaço de convivência entre as ruas Helvétia e Glete. O aconchego da Barão é o primeiro Parklet construído por moradores e comerciantes do bairro. Rua Aberta A construção aconteceu durante um evento também planejado por moradores e comerciantes do bairro a Primeira Rua Aberta Campos Elíseos abriu a Al. Barão de Limeira para as pessoas. Em um domingo ensolarado mais de trezentos moradores experimentaram o bairro de uma maneira diferente, conheceram vizinhos, conviveram com as diferenças e construíram um espaço que materializa um novo momento, o momento de Campos Elíseos voltar a ser o lugar de orgulho no Mapa de São Paulo e no coração das pessoas.

BAIXE O REPORT COMPLETO